Urano em Carneiro versus Plutão em Capricórnio

Urano liberta-se

 

Muito em breve irá ocorrer a última de 7 quadraturas (ligação tensa de dois planetas) entre Plutão em Capricórnio e Urano em Carneiro. Vou traduzir o mais claramente que me é possível, começando por analisar separadamente:

A -Capricórnio (signo) é o “cume da montanha”, a manifestação de tudo o que um dia foi sonho, objectivo, projecto. Mas também de todos os medos, culpas, deturpações da Verdade que foram alimentadas ao longo do tempo. É sabedoria, comprometimento, trabalho, responsabilidade, organização. Mas é também excesso de materialismo e ambição, rigidez, arrogância, insensibilidade. É o Status Quo, são todas as organizações, instituições e estruturas, que suportam o nosso estilo de vida. Estruturas externas e internas, pessoais; estruturas de comportamento, de pensamento, crenças. É o sistema político, financeiro, social.

B – Plutão (planeta) é a destruição do “velho” para criar lugar ao “novo”, é morte e renascimento, é o processo pelo qual a Fénix renasce das cinzas. Trata-se de um processo purificador e libertador das formas que impedem a evolução; é um processo doloroso emocionalmente, porque no mundo físico desenvolvemos muito apego pelas circunstâncias da nossa vida, mesmo que sejam circunstâncias que não nos realizam nem nos fazem felizes. Este é um planeta ao serviço do desenvolvimento da consciência universal e individual.

A + B – Com Plutão em Capricórnio temos em funcionamento um processo de depuração, de purga de todas as estruturas sociais e pessoais. O que não serve será reestruturado ou eliminado. Mas há forte resistência; as diversas estruturas, muitas das quais concentram enorme poder, não entregam de livre vontade os privilégios e o que consideram garantir a sua própria segurança e sobrevivência. Reagem, violentamente se for necessário, num esforço para manter o sistema intacto!

C – Carneiro é o primeiro signo do ciclo zodiacal, com a força, impulso e entusiasmo associados a todos os inícios. É um símbolo que realça o domínio do individual, do particular, do auto-suficiente. Aqui a energia age para levar as suas próprias ideias para a frente, decidida e dona de uma forte vontade.

D – Urano é individuação, processo de nos tornarmos verdadeiramente quem somos, únicos e irrepetíveis, é libertação, é despertar, é descondicionamento. Este descondicionamento, esta libertação, diz respeito precisamente aos padrões que controlam a nossa vida, materializados, cristalizados por Saturno, o planeta que rege Capricórnio. Urano é também a visão do futuro que transcende as formas do presente. Fatalmente estas, tornar-se-ão igualmente em estruturas a serem substituídas; o ciclo é perpétuo.

C + D – Urano em Carneiro está no signo que marca o princípio de novos ciclos. Ganha um acréscimo de ímpeto, força, vontade de se libertar e partir rumo ao futuro, sem o peso do passado.

Desde 2012 que se tem mantido uma quadratura de Plutão em Capricórnio a Urano em Carneiro; uma luta tensa entre o “velho” e o “novo” que teve até agora seis pontos de quadratura exacta, em que, ora Plutão ora Urano estavam retrógrados, e portanto menos intensos. O próximo dia 17 de Março marca a última quadratura, mas esta é especial! Por um lado ambos estão em movimento directo, plenos de força, mas Urano leva vantagem já que ganhou como companheiro Marte, que no próprio signo que rege se encontra exaltado, isto é, com um potencial enorme de acção! Amanhã é dia 26 de Fevereiro tecnicamente Marte já está em conjunção a Urano, o que significa que as duas energias começam a cooperar, atingindo o auge a 11 de Março; a capacidade de agir segundo a visão de Urano com a energia e coragem de Marte é potente! Seis dias depois Urano em quadratura exacta a Plutão irá definitivamente romper e afastar-se daquilo que é simbolizado por Plutão em Capricórnio.

Cada um de nós individualmente, com os seus próprios processos a decorrer, iremos beneficiar desta energia de libertação e inovação. Dependendo no nosso próprio mapa, vamos sentir com mais ou menos intensidade. Muitos estamos prontos a arrancar com novos projectos de vida, outros estamos a terminar ciclos, alguns a pensar no que irão fazer a seguir…. Uns confiantes, outros mais assustados com os “plutões em capricórnio pessoais”! Mas Urano em Carneiro que deixa Plutão para trás e rasga um novo Caminho, derrama para todos a mesma proposta libertadora, visionária e corajosa! Aceite.

Embora um novo capítulo se abra, temos muito ainda por fazer, mudar, transformar. Mas o caminho faz-se com um passo de cada vez. Vamos tomando consciência do que somos, das capacidades que fazem de nós, seres cheios de recursos para criar um futuro infinitamente mais gratificante. Não aceite o razoável quando pode ter o melhor. Descubra-se e abra-se ao que o Universo lhe quer dar. Pouco a pouco, um dia de cada vez.

 

Share Button