Sobre os Nodos da Lua

orbita_terra_lua_2Em qualquer mapa astral existem sempre dois pontos importantes a levar em linha de conta, os designados nodos da Lua. São pontos abstractos que resultam da intersecção do plano que contém o Sol e a Lua (a elíptica), com o plano que contém a Lua e a Terra. Quando a Lua cruza a elíptica e segue em direcção ao norte terrestre marca o nodo norte, e marca o nodo sul na situação contrária. O nodo norte indica que tipo de comportamentos e atitudes devemos escolher desenvolver para ultrapassar dificuldades, crescer, superar padrões; o nodo sul pelo contrário mostra o que nos pode bloquear, impedir a nossa natural evolução se não libertarmos.

A larga maioria das pessoas não sabe quais os nodos presentes no seu próprio mapa, mas de qualquer maneira acabamos sempre por nos confrontarmos com eventos que nos forçam a seguir o rumo traçado pela nossa própria consciência. Habitualmente antes dos 30 anos vive-se sobretudo à boa e velha maneira do nodo sul. Depois gradualmente, ou nem tanto, vamos começando a ser dirigidos, mesmo sem termos consciência do que se possa passar. Podemos vir a viver circunstâncias que repudiamos, assustadoras, desafiadoras, frustrantes, cansativas, mas o propósito é sempre fazer correcções ao caminho. Mesmo que tenhamos oportunidade de conhecer bem cedo o nosso nodo norte, ele vai ser sempre exigente, porque essencialmente estamos a aprendê-lo, só isso!

Depois, para além do nosso nodo norte pessoal, temos outra indicação importante no nodo norte em trânsito, isto é, no nodo norte presente em cada momento. Os vários planetas que constituem o Zodíaco, percorrem-no, cada um à sua própria velocidade, signo a signo, no sentido contrário aos ponteiros do relógio.  Os nodos seguem no sentido horário e permanecem em cada signo aproximadamente 18 meses. Presentemente o nodo norte em trânsito, está em Virgem, onde entrou em Novembro de 2015 e onde vai permanecer até Maio de 2017. E se por agora o nodo norte está em Virgem, o nodo sul está em Peixes. Portanto, para garantirmos um futuro sorridente, deveremos desenvolver a energia de Virgem e afastarmo-nos de resíduos do passado ligados à energia de Peixes, independentemente de quais forem os nossos nodos pessoais (que idealmente devem também ser trabalhados).

Para esta informação ser de utilidade geral tem que ser facilmente compreendida e nada melhor que umas simples palavras chave. Cá vamos então:

Da energia de Virgem vamos desenvolver: capacidade de ajudar os outros, capacidade de análise, consciência da importância da saúde o que nos leva automaticamente para opções mais saudáveis, acções conscienciosas, capacidade de estabelecer ordem, ser eficiente, agir metodicamente, ser discriminativo, ser produtivo, ser organizado, ser pragmático, ser estudioso e trabalhador, ser humilde q.b.

Da energia de Peixes vamos querer manter bem distante: tendência à confusão, à ilusão, a sentimentos de vitimização, atitudes de escape como por exemplo adições, indolência, pouco sentido prático, irrealismo, megalomania, tendência a melancolia, dispersão

Mesmo os mais confusos e desorganizados ainda vão a tempo de remediar o caso!

 

Consultas e análises aqui

 

Share Button