Saturno em Sagitário – reavaliar verdades

Saturno

 

Um dos elementos do nosso sistema solar é Saturno. Na linguagem simbólica da astrologia os planetas definem funções, que se vão relacionar com o tipo de energia do signo ligado a esse mesmo planeta. Diz-se que o planeta rege o signo… Surge-me sempre uma imagem, o rei e o seu reino. O reino de Saturno é Capricórnio, e a sua função é dar forma, concretizar, materializar coisas, conceitos, ideias e ideais. Tudo isto surge num plano não físico e nesse instante já existe como uma possibilidade. Para chegar à nossa realidade concreta, qualquer possibilidade precisa ser alimentada persistentemente, durante mais ou menos tempo, consoante a natureza e complexidade da proposta inicial.

Saturno entrou em Sagitário em Dezembro de 2014. Sagitário relaciona-se com a procura do propósito e significado da vida, com a procura da verdade. Cada indivíduo tem a sua própria verdade e quando Saturno aqui se encontra, oferece a possibilidade de colaboração para trazermos à realidade aquilo que é verdade para cada um de nós. Parece simpático mas é preciso atender que a verdade que temos na cabeça e que expressamos por palavras pode ser diferente daquela que emitimos através dos nossos sentimentos ou crenças mais profundas, ou daquela que é o propósito da alma que nos anima. São esta últimas as que contam; de facto as verdades mentais/racionais podem ser autênticos bluffs! Em 15 de Março Saturno ficou retrógrado e fica em aberto a oportunidade para reavaliarmos que verdade é de facto a nossa; podemos fazer acertos e ajustes, podemos olhar bem para dentro e bem fundo, podemos limpar e observar as nossas motivações. O que defendemos é mesmo nosso? Ou é a formatação a que fomos sujeitos? O meu objectivo está de acordo com quem sou e o que aqui vim fazer, ou é apenas para garantir segurança material? Ou será que é a procura de segurança emocional que me move?  Ou será que mostro uma coisa e sou outra? Certo é que Saturno cumpre a sua função escrupulosamente, e sem julgar se é bom ou mau. Seja amor ou dor, rectidão ou mentira aquilo que me corresponde terá um tempo de manifestação. O Universo não julga, devolve aquilo que é nosso.

A 2 de Agosto Saturno volta ao movimento directo e é bom haver ideias claras nessa altura. Estará em Escorpião a caminho de Sagitário novamente; temos tempo para estudar bem o que guardamos cá dentro. Aproveitemos esta fase para que possamos receber a recompensa depois. A reentrada em Escorpião merece um olhar específico, mas isso fica para mais tarde. Doses homeopáticas são mais eficazes, acredito eu, e temos sempre que honrar a nossa verdade! Só mais um detalhe…. faça o tpc, reflicta no que crê ser a sua verdade, sobretudo sinta se é realmente, faça os ajustes necessários, veja se é mesmo aquilo a que lhe corresponde, e força nisso!

Share Button