Regresso a casa

Eu construo uma casa iluminada e nela habito

Alice Bailey referindo-se a Caranguejo

 

Antes de mais vale relembrar o que são os nodos da Lua, e para isso a imagem vai ajudar. A Terra e o Sol, que se adivinha do lado direito do nosso belo planeta azul, estão contidos num plano que recebeu a designação de elíptica. A Lua gira ao redor da Terra mas fazendo um determinado ângulo com aquele plano; quando este é intersectado pelo movimento de translação da Lua, definem-se dois pontos que recebem a designação de nodo norte, quando a Lua segue na direcção do norte terrestre, ou nodo sul no caso contrário. O nodo sul é associado ao passado que deve ir ficando para trás, o nodo norte é o futuro para onde devemos seguir. Até aqui não há novidades, mesmo quem sabe pouco de astrologia já se deparou com este conceito.

Tal como a Lua se movimenta fora do plano da elíptica, todos os outros planetas o fazem, portanto há nodos norte e nodos sul associados a cada um deles. E em todos os casos o nodo sul é o passado obsoleto, o nodo norte é o futuro que temos para construir. Duas diferenças existem entre os nodos da Lua e os nodos de todos os outros planetas; uma é que percorrem o zodíaco no sentido anti horário (os nodos lunares percorrem no sentido horário) e a outra é que permanecem no mesmo signo por milhares de anos. Vamos ver os nodos norte de Júpiter (crescimento, expansão) Saturno (materialização da realidade) e Plutão (forças da evolução), começando pelo ano do nascimento de Jesus Cristo, ano zero da nossa era.

Ano            Júpiter                         Saturno                               Plutão

0             23°03′ Gémeos          6°20′ Caranguejo             23°45′ Gémeos

500        27°20′ Gémeos           10°19′ Caranguejo          0°22′ Caranguejo

1000      1°42′ Caranguejo       14°14′ Caranguejo          6°57′ Caranguejo

2018      10°24′ Caranguejo     22°20′ Caranguejo          20°16′ Caranguejo

Em 2740 o nodo norte de Plutão passará para Leão, os outros dois ainda se manterão por Caranguejo mais uns “aninhos”. Bem, o que isto quer dizer ao certo? Que o futuro da humanidade está a caminhar para aquilo que Caranguejo simboliza, há um pouco mais de 1500 anos e ainda se vai manter por cerca de 722 anos. Dito de outra forma, estamos a aprender a viver a partir dum patamar de segurança emocional, estamos a aprender a nos sentirmos bem e seguros independentemente de tudo o resto, estamos a aprender a sermos mais sensíveis e receptivos aos outros, estamos a aprender o valor da empatia, estamos a aprender a cuidar melhor da nossa família e dos nossos filhos, das crianças todas de uma maneira geral e dos adultos também, estamos a aprender a cuidar melhor de nós mesmos, dos outros animais das plantas e da natureza inteira, estamos a aprender o poder do sentir e estamos a recuperar a nossa intuição inata. E por isso, é cada vez mais intolerável vermos, e sabermos que acontece aquilo que sempre marcou a vida humana, violência, dor, sofrimento. A humanidade não está perdida, a humanidade é imatura, é ainda infantil e é carente, está em processo de crescimento. Também é muito ignorante, apesar de saber muitas coisas do mundo físico e concreto, sabe pouco do mundo imaterial e invisível, eventualmente acredita que a Realidade é sobretudo o que os cinco sentidos percepcionam.

Continuando no clima astrológico como um auxiliar de pensamento, e voltando ao nodo norte de Plutão como um indicador de evolução a longo prazo, por alturas do nascimento de Jesus Cristo estava em Gémeos; não há muita informação acerca deste assunto, que só mesmo a Astrologia Evolucionária valoriza, mas consegui encontrar o suficiente para perceber que recuando até cerca de 1700 A.C. encontramos o período em que o nodo norte de Plutão entrou em Gémeos. Ora Gémeos é precisamente relacionado com a mente concreta, lógica e racional. Já dentro deste período, e servindo de exemplo, a civilização grega que está da base da filosofia de vida do mundo ocidental desenvolveu e aprimorou a explicação racional da origem do mundo, da personalidade humana e da ordenação da natureza. Desta forma, consideraram apenas uma parte da Realidade, mas de facto seguiam apenas um natural rumo de evolução. Quando o nodo norte de Plutão seguia por Touro foi tempo de sobrevivermos enquanto espécie, é por esta altura que surge a agricultura (Touro é signo do elemento terra) e antes disso, o nodo norte em Carneiro coincide com a idade dos metais e com o início da humanidade actual. Veja-se o detalhe: armas e metalurgia são assuntos de Carneiro. Ora a partir do momento em que humanos dominam a fabricação de objectos metálicos começam a afirmar-se de outra forma, mais guerreira, mais agressiva. Carneiro é uma energia yang, masculina, pronta para a luta, para conquistar… e muito imatura…

Não pretendo continuar para trás, até porque não tenho disponibilidade para reuniões com a NASA para obter as datas dos nodos de Plutão para lá de 4000 A.C. … isto é uma piada… e o essencial está à vista, somos crianças, algumas bastante mal comportadas é certo, mas estamos a crescer e compreender isso é mesmo o mais importante!

Curiosamente apeteceu-me abordar este assunto perto da próxima Lua nova, que será no dia 13 de Julho e será em …. Caranguejo! E haverá um eclipse solar só para dar mais colorido ao momento! E o momento fala sobretudo de um início de ciclo em que o mais importante, porque é para ai que aponta o futuro de todos nós como humanos, é aprendermos a nos sentir seguros internamente mesmo no meio das tempestade mais avassaladoras, do caos mais assustador! Não é fácil, mas aprende-se!

Há ainda uma curiosidade, esta absolutamente inesperada, e quando me deparei com ela, os olhos saltaram das órbitas. É isto: estou a escrever no dia 11 de Julho e no dia 12 de Julho, Plutão alinha-se com o Sol (faz oposição), e para além disso, cruza a elíptica (plano definido pelo Sol e pela Terra), isto é outra vez, cruza o seu nodo sul em Capricórnio! Não há coincidências, e qual será a simbologia desta circunstância? Talvez a que de estejamos num período especialmente importante do nosso percurso como humanos rumo ao futuro que nos aguarda, enquanto largamos o passado que nos definiu, onde a segurança física/material (Capricórnio) tinha primazia sobre a segurança emocional. Podem ler mais sobre este acontecimento aqui

Caranguejo é a casa interna, é uma casa que pode estar decrépita, com as paredes em ruína, e o tecto a desabar, pode ser abrigo de monstros e demónios; focamo-nos no mundo exterior numa tentativa de fugir deste lugar inóspito onde não há paz, nem nos sentimos seguros. E no fundo é o único lugar do Universo inteiro onde a paz e a segurança pode ser estabelecida. Simplesmente não nos ensinaram, também poucos sabiam, e para chegarmos até aqui como humanos precisámos de facto criar segurança no exterior em primeiro lugar.

Nodo norte de Plutão em Carneiro: impulso de acção virado para o exterior

Nodo norte de Plutão em Touro: criar meios de subsistência e segurança material

Nodo norte de Plutão em Gémeos: desenvolver a mente racional, a lógica, a comunicação, as cidades

Nodo norte em Caranguejo:  estamos em plena aprendizagem do que somos para lá dos cinco sentidos, é o sexto, é o plano do sentir que é o próximo passo. Com este passo dado, seguros do poder que temos, seguros do Universo a que pertencemos e das leis básicas que o regem, vamos saber como criar o exterior que nos corresponde. Até agora somos criadores de Realidade sem consciência de que o somos; estamos a tornarmo-nos criadores conscientes da nossa Realidade. Estamo-nos a tornar alquimistas, emoções e sentimentos são a nossa matéria prima. Repito, a humanidade não está perdida, está a crescer!

Porque chamei ao artigo regresso a casa? Porque quando a casa interna fica iluminada sentimos o cosmos cá dentro, somos a casa, somos o cosmos, regressamos a casa, regressamos ao cosmos.

Para que cada vez mais possamos conhecer quem somos, o que somos, as potencialidades que esperam ser desenvolvidas por cada um de nós, recorro ao meu “amigo” Gregg Braden. Uma gota de água, do mar de conhecimentos que nos podem ajudar. Mas cada gota conta!

E por falar em regressar a casa…

Imagem veio daqui

Para se tornar num@ aprendiz@ de astrologia e outros mistérios, junte-se ao grupo online, onde pode aprender ao seu próprio ritmo. Mais informações pelo mail: acasanafloresta.astrologia@gmail.com

Outros serviços disponíveis online: consultas de carácter geral, vocacional, de aconselhamento parental, revolução solar, trânsitos astrológicos, astrologia horária.

Promoção válida até 21 de Julho para tod@s do signo solar Caranguejo: consultar o mapa para conhecer o que lhe permite crescer e evoluir dá-lhe acesso a uma Revolução Solar de oferta!

 

Share Button