Lua nova de Leão, eclipse solar, Agosto de 2018

Lua nova no grau 18º41´ de Leão, eclipse solar, 11 de Agosto, 10.47 h

Símbolo Sabiano: Uma festa numa casa flutuante

Mais uma vez temos oportunidade de ver algo se iniciar na nossa vida, dirigir esforços e intenções para o que Leão simboliza só pode dar certo! Dar lugar de destaque ao que fazemos por puro amor, ao que estimula a criatividade e a confiança em nós mesmos, valorizar o lazer e a diversão… veja-se o símbolo correspondente ao grau onde acontece a Lua nova! Este símbolo tem um detalhe muito interessante, e reside no facto da festa acontecer numa casa flutuante, o que significa que a casa existe à superfície da água. Água é o elemento do signo anterior, Caranguejo, a propósito do qual tenho andado a escrever, quer porque a Lua nova anterior foi em Caranguejo, quer porque o dedo que aponta a evolução de toda a humanidade (nodo norte de Plutão) está dirigido para Caranguejo. Ora, não será incorrecto afirmar que a “festa” cujos preparativos podem iniciar-se nesta Lua nova, está assente nas águas que servem de fundação à casa. E Caranguejo são as “fundações” sobre as quais criamos toda a nossa realidade. Percebe-se a importâncias de serem águas límpidas e tranquilas… estabilidade emocional!

Entretanto mais um eclipse vem acompanhar este início de ciclo, um eclipse solar à semelhança da Lua nova anterior. Simbolicamente novamente a vontade consciente fica inoperante face ao poder que tem o inconsciente de cada um de nós. Bem, na realidade é sempre deste modo que funcionamos, mas em períodos de eclipses, mais acentuadamente isto se verifica, especialmente se acontecer em aspecto a algum planeta natal. Quanto à palavra inconsciente ela quer dizer tanto, mas resumidamente podemos estabelecer que por um lado são as nossas crenças e reacções emocionais que dirigem as operações, por outro há um percurso evolutivo que temos de trilhar, e vamos ver contrariadas os nossos objectivos se eles estiverem em desacordo com estes dois aspectos de tudo aquilo que existe em nós e é desconhecido. De uma coisa podemos estar certos, não há caminho evolutivo algum que exclua a criatividade, a confiança, a importância do lazer e do que fazemos por amor, muito menos quando o nodo norte da Lua em trânsito aponta para Leão. Já quanto às crenças e reacções emocionais que coleccionámos ao longo do tempo, não se pode dizer o mesmo! É daqui que podem sair os elementos que vão poluir as fundações da nossa “festa” e levantar ondas, que conscientemente não escolheríamos incluir no programa. 

Há um único aspecto em aplicação à Lua nova, é um quincúncio a Plutão em Capricórnio. Plutão em Capricórnio é a incrível transformação a que todas as estruturas que suportam a nossa realidade concreta, está sujeita. Se a tradição, tão cara a Capricórnio, apontava para cima agora aponta para baixo; se apontava para A, agora pode apontar para Z. Com isto bem claro, canalizar toda a nossa energia para a criatividade que supera todas as dificuldades, para a confiança em como somos infinitamente mais capazes do que podemos imaginar, para a capacidade de sermos líders da nossa própria vida, para deixarmos brilhar o nosso Eu autêntico, vai-nos conduzir pelas estradas da evolução pessoal e global!

Agora vamos ao ciclo Saros a que pertence o eclipse que vai acompanhar a Lua nova de Leão. Trata-se do ciclo Saros 155 que se iniciou a 17 de Junho de 1928, no hemisfério norte. O eclipse que deu origem a esta família aconteceu numa Lua nova de Gémeos; portanto os temas em desenvolvimento diziam respeito aos processos da mente concreta e à comunicação. Neptuno estava em Leão, o céu ligava-se à Terra através do que Leão representa. Esta Lua nova fazia sextil a Neptuno. A primeira ilação possível do que este ciclo Saros “quer” desenvolver é a de como a análise lógica e a comunicação (Gémeos) podem contribuir para disseminar a mensagem de que o que fazemos por amor interessa a um Bem maior, que ultrapassa desejos egocêntricos.

Mercúrio, regente de Gémeos, estava em Caranguejo e fazia quadratura a Urano em Carneiro – mente e comunicação eram moldadas pelo plano inconsciente das emoções e havia o impulso para desta maneira se proporcionar inovação em como a humanidade se afirmava, como procurava liberdade e independência, como partia para novas metas e objectivos.

Plutão estava em Caranguejo conjunto ao seu próprio nodo norte, fazia quadratura a Marte, em Carneiro também. A evolução apontava enfaticamente para o universo familiar e emocional, era neste sector que grandes transformações estavam a ocorrer, enquanto simultaneamente haviam acções a suportar o que Urano pedia. Como foi há menos de 100 anos é fácil observar o que se passava na altura. Nos anos 20 a emancipação feminina ganha terreno, o que viria a introduzir alterações irrevogáveis nas famílias e na maneira como, sobretudo as mulheres, conquistaram mais autonomia e liberdade. Freud e Carl Jung, só para citar dois indivíduos conhecidos, dedicavam-se ao estudo do inconsciente, recôndito secreto que contém as orientações para a qualidade dos sentimentos e emoções.

Saturno estava em Sagitário; uma realidade de horizontes mais alargados estava a ser trazida à matéria.

Agora, esta presente Lua nova em Leão, é mais um dos capítulos do que se iniciou no dia 17 de Junho de 1928. E todos nós somos personagens desta história… e de quantas mais? Ah…o que eu adoro fazer isto!!!! Agora reparem…. era uma lua nova de Gémeos em sextil a Neptuno em Leão… por “acaso” até sou Gémeos… e por “acaso” o discurso que tenho vindo a desenvolver encaixa neste momento em particular… engraçado não é? 🙂

Imagem veio daqui

Para se tornar num@ aprendiz@ de astrologia e outros mistérios, junte-se ao grupo online, onde pode aprender ao seu próprio ritmo. Mais informações pelo mail: acasanafloresta.astrologia@gmail.com

Outros serviços disponíveis online: consultas de carácter geral, vocacional, de aconselhamento parental, revolução solar, trânsitos astrológicos, astrologia horária. Saiba qual o ciclo Saros relacionado com o seu eclipse pré natal ou se sabe astrologia aprenda a determinar quais os ciclos Saros associados a cada eclipse solar.

Promoção válida até 22 de Agosto para tod@s do signo solar Leão: consultar o mapa para conhecer o que lhe permite crescer e evoluir dá-lhe acesso a uma Revolução Solar de oferta!

 

Share Button