Lua nova de Caranguejo…. novamente… Julho de 2020

Lua nova no grau 28º26´de Caranguejo, 20 de Julho, 18.30h

Temos novamente uma Lua nova em Caranguejo, em que portanto podemos ver desenvolvimentos associados a esta energia. O ambiente familiar, a casa e os seus habitantes, o cuidado que necessitam… nós próprios incluídos… sentimentos e emoções, constituem os temas de Caranguejo. A essência é cuidar.

É uma Lua nova cuja mensagem principal está codificada numa oposição a Saturno retrógrado em Capricórnio. De Caranguejo e Capricórnio podemos dizer serem duas faces daquilo que constitui a segurança e a estabilidade que não só permitem uma vida aprazível, estável, como também uma vida recheada de oportunidades de crescimento. Ditou a tradição que esta estabilidade fosse construída essencialmente no exterior, através de relações pessoais como por exemplo o casamento, ou profissionais, através de funções exercidas socialmente pelas quais adquirimos os recursos financeiros necessários. Em contrapartida o interior ficou em segundo plano, seja a vida familiar e privada, seja o universo de sentimentos e emoções. Aliás, este mundo interno de sentimentos e emoções só muito recentemente começou a ser estudado e por isso mesmo um pouco mais valorizado e compreendido. Surgiu inclusive o termo inteligência emocional. Mais do que trabalharmos para estarmos permanentemente emocionalmente estáveis… o que nem seria viável… é importante sabermos interpretar o que sentimos, sabermos entender o que está por detrás de um sentimento ou emoção negativa ou positiva e agirmos em consequência disso o que implica acertarmos objectivos, escolhas, acções. Não podemos “marinar” em negatividade, caso contrário submergimos em toxicidade emocional e isso é o substracto ideal para todos os males que podem acontecer.

Ora, se a tradição menosprezou a vida interna e familiar, agora cabe-nos terminar com esta tradição se queremos adquirir uma realidade material estável e segura.  Isto é a uma tradução possível da oposição entre a Lua nova em Caranguejo a Saturno retrógrado em Capricórnio. E este é o único aspecto em aplicação que a Lua nova faz.

O interno é simbolizado pela Lua. O interno é feminimo. A tradição ao tornar secundária a vida interior, o cuidar, as tarefas familiares, tornou também as mulheres seres secundários, as crianças também. A degradação da sociedade está associada a este desequilíbrio. Precisamos elevar Caranguejo, dar-lhe um lugar de destaque, encontrar o equilíbrio entre  a vida privada, familiar, emocional e a vida social, pública e profissional. A civilização tal como a conhecemos está a estrebuchar e a sucumbir. Outra tem que ser construída sob os pilares daquele equilíbrio. Deixo dois vídeos da Vandana Shiva porque fazem todo o sentido em mais uma lunação de Caranguejo.

https://www.facebook.com/watch/?ref=search&v=1580481235392418&external_log_id=3b18755e-034d-4f9f-a291-e0c53e9da946&q=vadana%20shiva%20legendado

 

Imagem de Limor Zellermayer no Unsplash

 

 

 

 

Share Button