Lua Nova de Capricórnio, Janeiro de 2016

Oval

 

Lua nova em Capricórnio, dia 10 de Janeiro, 1.30 h

Relembro que uma Lua nova marca um período em que a Lua faz conjunção ao Sol, isto é, ambos estão no mesmo grau do mesmo signo; inicia-se um ciclo que terminará 28-29 dias depois, quando a próxima Lua nova acontecer. “O que está em cima é como o que está em baixo”, e por isso, o período é propício a que também nós na nossa vida, possamos iniciar um ciclo em que iremos tentar concretizar alguma coisa que possa de alguma forma melhorar a nossa realidade. Num tão curto espaço de tempo não vamos mudar radicalmente as nossas circunstâncias, mas pequenos passos podem ser dados, se nos alinharmos conscientemente com as energias disponíveis.

Capricórnio relaciona-se com a realidade “pura e dura”, com o auge da concretização de objectivos, com a nossa imagem pública, com a forma como queremos ser reconhecidos, com a profissão, com as estruturas que suportam as nossas experiências, boas e más. São portanto as questões de estruturação da segurança material e de organização, de trabalho e responsabilidade  que se irão desenvolver durante a próxima lunação.  Para concretizarmos resultados a este nível físico da nossa experiência de vida, veicular a mente directamente para assuntos práticos ajuda bastante. Mercúrio, como símbolo dos processos de pensamento, aprendizagem, análise e comunicação está em Capricórnio também, e em aproximação a uma conjunção à Lua Nova; ouro sobre azul, se quisermos mais facilmente ter sucesso e chegar às metas estabelecidas no nível em que Sol e Lua estão sintonizados. Mercúrio está retrógrado, mas isso não significa que seja necessário parar com o normal decorrer da nossa vida para evitarmos aqueles contratempos típicos destes períodos, apenas devemos ter cuidado redobrado com tudo o que ele implica; a retrogradação pede que o exterior seja temporariamente “esquecido”, o que precisamos para seguir em frente já existe interiormente, e a permanente atenção ao que nos rodeia potencia distracções e erros. Reavaliando cada passo, cada escolha, cada comunicação, mantendo-nos concentrados, contando com imprevistos, que afinal de contas podem sempre acontecer,  minimizamos o potencial que existe para enganos e atrasos.

Em Capricónio encontra-se também Plutão, já desde 2008 e estará até 2023. A realidade capricorniana é a de todas as estruturas que suportam o nosso estilo de vida, quer sejam estruturas de âmbito social quer sejam estruturas pessoais; é o sistema que vigora na sociedade em que estamos inseridos e é também o nosso próprio sistema de vida pessoal, que criámos com os nossos desejos, ambições, opções, crenças. Capricónio é a realidade terrena mais cristalizada, mais fortemente estruturada e enraizada, mas que nem por isso dura sempre! Actualmente há muitas mudanças necessárias e profundas, mas há também muita resistência. Nada porém que afronte o tremendo poder de transformação de Plutão. E é isso que é proposto com a permanência em Capricórnio, profunda metamorfose das estruturas sociais bem como pessoais. Se a cada Lua nova podemos dar pequenos passos para que as necessárias alterações se processem na nossa própria vida, em Capricórnio mais especialmente, teremos a oportunidade de consolidar de facto mudanças estruturais que, a manifestarem-se efectivamente, serão indicação de verdadeiras alterações que chegam para substituir algumas outras que entretanto ficaram obsoletas.

Para além da conjunção a aplicar-se a Mercúrio, esta Lua nova aproxima-se simultaneamente de um trígono a Júpiter em Virgem. Virgem, tal como Capricórnio, é um signo do elemento terra, intrinsecamente ligado à vida prática do dia-a-dia. A função do planeta Júpiter em astrologia é crescimento, expansão, e em Virgem isto é conseguido com dedicação às tarefas diárias da vida comum, tarefas essas que procuram facilitar e aperfeiçoar as nossas vivências terrenas. A conjunção de Júpiter ao nodo norte em Virgem, é a ênfase neste foco, de importância fundamental para os tempos mais próximos se nos quisermos posicionar adequadamente, voltados para um futuro mais promissor. Uma vez que Júpiter também ficou muito recentemente retrógrado, temos a indicação que estas tarefas e obrigações diárias deverão estar sujeitas a um olhar mais pessoal e interno. Temos a oportunidade de orientar as nossas opções de acordo com a nossa própria verdade, só ela nos pode guiar, só ela sabe quem de factos somos e que caminho teremos que trilhar.

Capricórnio e Virgem desempenham um papel importante nesta Lua nova; o primeiro porque é o signo onde ela se dá, com mais dois planetas directamente envolvidos (Mercúrio e Plutão, já mencionados) e o segundo porque é um signo do mesmo elemento terra, onde os processos envolvidos pela estadia de Júpiter, se ligam directamente aos desenvolvimentos possíveis durante a lunação de Capricórnio. Mas há um terceiro elemento que merece referência, é Sagitário. Por aqui transita Saturno, regente de Capricórnio, e Júpiter é regente de Sagitário, energia que simboliza realidades para lá do mais imediato que nos rodeia, e que só podemos alcançar com conhecimento, procura e verdade. Esta verdade é o que fica quando descartamos tudo o que não se sintoniza com o que de facto sentimos. Por exemplo, a profissão exercida foi fruto de uma escolha livre ou é fruto dos condicionamentos sociais e culturais? É o que escolhi do fundo do coração ou é o que acredito me garantir dinheiro para viver condignamente  e com uma imagem de respeitabilidade de acordo com os cânones do sistema vigente? O que para mim é verdade, o que se relaciona com os meus valores é que tem o potencial de me levar para realidades compensatórias, que proporcionem segurança e realização. Uma vez que presentemente Saturno tem como função estruturar debaixo da energia de Sagitário, o que quer que seja que consigamos concretizar estará de acordo com essa verdade. E se assim acontecer, certo e sabido que cumprimos o crescimento de que fala Júpiter em Virgem. Se nada acontecer, algum detalhe desviou-se da verdade… nada que não possa ser remediado! Com Mercúrio e Júpiter retrógrados, ajustes, reajustes, reflexões e atenção à voz interior servem para acertarmos os passos mais rapidamente, já na próxima Lua nova!

Ainda em Sagitário, Vénus faz conjunção a Saturno, em afastamento mas ainda suficientemente próximo para lembrar que valores e formas de relacionamento com os outros precisam ser expressos com sentido de responsabilidade, sobriedade e maturidade; mas isto não será necessariamente trazido à manifestação segundo fórmulas antigas! O trígono de Saturno e Vénus a Urano, gera formas inovadoras e individualizadas de nos mostrarmos responsáveis, com maturidade e capacidade de nos relacionarmos com equilíbrio e respeito pelos outros. A noção de individualização ligada a Urano,  necessita que estejamos permanentemente em contacto com quem somos de facto, percebendo que não somos todos iguais; mais uma vez a necessidade de conhecer e assumir a verdade própria!

O Símbolo Sabiano desta presente conjunção entre o Sol e a Lua é:

Um coro escondido canta durante um serviço religioso

Pista: O cumprimento da função criativa do indivíduo através da sua participação através de um desempenho em grupo consagrado a uma realização transcendente e global

De facto sendo cada um de nós parte de um todo, qualquer pequena alteração que parece apenas nos dizer respeito, acabará sempre por participar duma “onda” mais vasta, como se fossemos gostas de água constituindo uma vaga gigante. Uma coisa me parece  certa, de acordo com o símbolo, parece que todo o cosmos está rejubilando enquanto apoia todas as intenções e ambições que visem criar novas estruturas, porque a verdade é que desde sempre, e mais aceleradamente desde 2008, muitas outras morreram de vez deixando espaço para que o novo se faça presente. E muitas outras continuam sem qualquer tipo de sustentabilidade, ocupando apenas espaço que poderia ficar disponível para outras versões de realidade bem mais actuais! Por isso esta Lua nova até pode ser importante para simplesmente derrubar de vez o que está a mais, mesmo porque, isso já é em si, alguma coisa de novo.

Lua nova

 

 

Para consultas ver aqui

 

 

Share Button