Lua nova de Capricórnio, Dezembro 2019

Lua nova no grau 4º06´de Capricórnio, 26 de Dezembro, 5.13h, eclipse solar

Palavras chave para Capricórnio: Imagem e responsabilidades públicas – autoridade – maturidade – trabalho profissional ou voluntário – status social e profissional – esforço – rigor – responsabilidade – regras, normas, limites – ambição – conservadorismo/respeito pela tradição – formalidade – empreendedorismo – profissionalismo – assumir de compromissos – frugalidade – disciplina. Uma imagem associada a Capricórnio é o cume da montanha, simbolizando o alcançar do topo dos nossos objectivos, especialmente daqueles mais exigentes.

A Lua nova faz conjunção a Júpiter – Ao longo da próxima lunação seremos conduzidos para o “cume da montanha” determinada pelas nossas crenças. A simbologia associada ao eclipse indica a supressão do consciente (o Sol eclipsado) e a supremacia do inconsciente (a Lua que “esconde” o Sol). A probabilidade de gostarmos da “montanha” que vamos alcançar, vai depender inteiramente de já sabermos expressar em pleno tudo o que Capricórnio simboliza. Porque repare-se, se o Sol está eclipsado, não é a vontade consciente que vai ser determinante. A vontade consciente foi determinante nos meses anteriores, no sentido de termos como objectivo a limpeza do inconsciente, a eliminação de crenças e padrões emocionais, a melhoria da qualidade emocional. Sem estes processos optimizados, os nossos projectos mais ambicionados podem não ver a luz do dia.

Há um detalhe importante! O eclipse dá-se no nodo sul da Lua e portanto o passado (associado a Capricórnio) pode apresentar-se muito sublinhado. Autoridade não tem que ser autoritarismo, ambição não pode ser a qualquer custo, há tradições que já não fazem sentido, temos que ser mais do que a imagem social que projectamos, mais do que as responsabilidades que assumimos. Se a nossa vida se pautar por uma postura rigidamente tradicional e conservadora, dificilmente vamos subir a “montanha” que nos satisfaz. O nodo norte está em Caranguejo, o “caminho da felicidade” passa pelo esforço e pela ambição de tornarmos a nossa vida privada e familiar um espaço de qualidade, pelo esforço e ambição de elevarmos a qualidade de sentimentos e emoções. É a qualidade interna que nos garante a qualidade exterior da nossa vida.

Este eclipse pertence a uma família de eclipses designada por Saros 132. Todas as famílias de eclipses têm uma espécie de “missão” a cumprir. Portanto a Lua nova de Capricórnio serve uma “missão” em particular. A “missão” do Saros 132 relaciona-se com Leão: filhos, crianças, autoconfiança, criatividade, liderança, coragem, reconhecimento e visibilidade, relações amorosas e tudo onde pomos o coração quando fazemos, lazer e passatempos. Repare-se como reconhecimento e visibilidade se reportam à imagem pública de Capricórnio. Na altura em que esta “missão arrancou” Saturno estava em Caranguejo e fazia quadratura a Neptuno retrógrado em Carneiro. Mantém-se a responsabilidade pela energia de Caranguejo, existe também a necessidade de largar ilusões acerca do que é ser independente, activo, livre de escolher a forma de agir. A quadratura entre Saturno e Neptuno aponta um impulso de ajuste entre as duas propostas.

Uma nota: nada disto são “previsões”, trata-se apenas de traduzir símbolos. É natural que não se retire muito sentido neste momento, embora quem estiver mais atento à vida que vai fluindo, possa conseguir descortinar um possível desenlace. À medida que os dias e os acontecimentos avançam, então sim, será possível ver a manifestação no concreto, daquilo que agora é apenas potencial.

Símbolo Sabiano da Lua nova: Índios remando uma canoa e dançando uma dança de guerra

Vamo-nos aproximando de um cenário onde irá haver acção. Pode ser “guerra” do ponto de vista mais tradicional, desentendimentos, conflitos interpessoais. Isto se a nossa tradição, ainda for o que sempre foi. Mas a “guerra” pode e deve ser travada dentro de cada um de nós, contra todos os padrões que perpetuam os conflitos uns com os outros. Também entramos em conflito com a própria Vida que não desiste de nos conduzir para a montanha que temos para conquistar, apesar de insistirmos muitas vezes em caminhar para o lado oposto.

Por curiosidade leiam este artigo: https://www.publico.pt/2019/12/26/mundo/noticia/politicos-ameacados-alemanha-situacao-tensa-1898506?fbclid=IwAR1kqYHrp-xCAa7TT54vdaa6bF9SriWoI6rrrj6Tl2BJgGUx6pa2GOPIFjw

Na Alemanha há um clima de guerra. Aqueles “senhores” que assinam com  “Heil Hitler”, bem precisariam actualizar a tradição que seguem, uma tradição de violência e agressividade; vivem no nodo Sul. Podem vir a ganhar visibilidade pelas piores razões! Precisariam aprender a agir de outras formas, em nome do que acreditam. É um caso extremo, mas em menor escala no nosso dia a dia vemos atitudes cuja essência é semelhante. Posturas desactualizadas, e por isso, a longo prazo, sem futuro! Como se combate isto? Criatividade dá sempre jeito! Leiam esta outra notícia: https://www.publico.pt/2017/09/19/mundo/noticia/alemanha-contra-os-neonazis-fazendo-troca-deles-1785823

Astrologia do dia, para amanhã, Sexta-feira 27 de Dezembro:

A Lua segue em Capricórnio, faz conjunção a Saturno e Plutão. O ambiente energético é pouco dado a inovação, estamos em pleno Capricórnio. Pode ser um bom dia para percebermos, observarmos se a nossa postura mantém atributos conservadores indesejáveis, ou se já seguimos um caminho de novas tradições em estruturação. Como saber? Pelo que sentimos, é sempre dessa forma! Se o bem estar prevalece sejam quais forem as circunstâncias, então estamos a caminho da montanha que por agora é a nossa escolha. Caso contrário…. travar a fundo e corrigir a rota!

Para consultas ou Manual de qualidade emocional use o mail acasanafloresta.astrologia@gmail.com

Imagem de Ivana Cajina no Unsplash

Share Button