Lua cheia em Carneiro, Outubro 2017

Lua cheia de Carneiro, 5 de Outubro, 19.40h

Esta Lua cheia é o meio caminho do ciclo que se iniciou com a Lua nova de Virgem, onde energeticamente a proposta era desenvolvermos atitudes que permitam um melhoramento da nossa vida quotidiana, o que implica trabalho, discernimento, organização, hábitos saudáveis. Agora com o Sol em Balança e a Lua em Carneiro, faz parte desse desenvolvimento a procura consciente do que nos dá equilíbrio, harmonia, que podemos depois transpor para os nossos relacionamentos (e não o contrário… ); por outro lado o que nos dá a sensação de que tudo está bem, de bem-estar, é a capacidade de nos sentirmos independentes e livres para agirmos segundo os nossos próprios desejos e directivas, sem constrangimentos, sem impedimentos. Para que uma coisa e outra participem do melhoramento possível proposto pela Lua nova de Virgem, precisamos conjugar equilibradamente os dois pólos… parece a fome com a vontade de comer 🙂

As condições presentes nesta Lua cheia têm uma coisa em comum com o que se passava na Lua nova, envolvem de igual maneira todos os planetas pessoais; na Lua nova todos estavam em Virgem, agora todos fazem quadraturas a pesos pesados do Zodíaco. Muita tensão que tem como “objectivo” fazer andar para a frente, apenas! Sol, Lua e Mercúrio fazem quadratura a Plutão que ficou directo há poucos dias; Marte e Virgem fazem quadratura a Saturno em Sagitário. Estamos portanto completamente dedicados (de livre vontade será o ideal…) a acertar os nossos objectivos, as nossas emoções, a nossa mente, aquilo a que damos importância e a nossa forma de agir com a realidade que temos, com aquilo que queremos eliminar nessa realidade, com a realidade que queremos estruturar de novo!

Plutão em Capricórnio indica transformações na nossa vida que visam fazer-nos evoluir, e a maneira como actualmente respondemos a essas transformações está directamente ligada às nossas crenças (conscientes e inconscientes), depende daquilo que é a nossa verdade interna e pessoal (Sagitário). É com esta estrutura interior que podemos assumir a realidade existente enquanto vamos dando nova estrutura (Saturno) aos sectores que entretanto se tornaram ultrapassados; primeiro isto acontece internamente, só depois o exterior reflecte.

Vivemos este processo quando Saturno passou de retrógrado a directo, em Agosto, e estaremos agora aos poucos a substituir “pedaços de realidade”, que entretanto vai continuando a induzir mais acertos, ajustes, alterações. Horas depois da Lua cheia, a quadratura da Lua a Plutão desfaz-se; as emoções são a primeira pista. Estamos confiantes e cheios de energia para canalizar para os nossos objectivos? Impacientes talvez? Ou estamos zangados tropeçando em dificuldades e limitações, pessoas que atrapalham? As quadraturas permitem tomarmos consciência de obstáculos às nossas melhores intenções, e por isso vai valer a pena um guia neste sentido. No dia 8 de Outubro termina a ligação de Vénus a Saturno em Sagitário; desde Agosto, altura que Saturno ficou directo, temos estado a estruturar uma realidade mais actualizada, ou seja em parte transformada segundo as nossas crenças. Mas como nunca nada está terminado, tudo está em constante fluidez, agora vamos ter a oportunidade de constatar que valores estão desactualizados e/ou que outros precisam ser alimentados. Logo de seguida, entre 9 e 10 de Outubro, Mercúrio e o Sol terminam as respectivas quadraturas a Plutão; todas as ligações Mercúrio/Plutão intensificam a perspicácia, aguçam a capacidade de “vermos” para lá da superfície e vão ajudar-nos assim a compreender o que se passa com o nosso sistema de valores, enquanto alteramos a forma de pensar, de  raciocinar o que acaba por influenciar a forma como estabelecemos os objectivos (isto também são “efeitos” de Plutão). Por fim são as nossas acções que vão ser ajustadas a 11 de Outubro, quando culminar a quadratura a Saturno.

Entre Vénus e Mercúrio existe o que se chama uma recepção mútua, isto é, Vénus está em Virgem que é regida por Mercúrio e Mercúrio está em Balança que é regida por Vénus. Quando isto acontece os dois planetas apoiam-se mutuamente; repare-se como a primeira quadratura a ser atingida é Vénus e logo de seguida é Mercúrio. É como se a “pedrada no charco dos nossos valores” fosse imediatamente captada pela mente (Mercúrio) que sob a batuta de Plutão procede às transformações mentais necessárias, o que eventualmente irá facilitar os acertos de Vénus em Virgem. É Mercúrio quem vai ter um papel preponderante porque são os novos dados que chegam continuamente à mente, que permitem a alteração das crenças e como já vimos é a partir daqui que a nossa vida vai sendo criada. Tecnicamente também se pode referir que Mercúrio em Balança, está confortavelmente instalado num dos elementos que domina, ar, elemento do signo de Gémeos e de Balança também. Por outro Vénus em Virgem não se sente tão “bem recebida”, diz-se mesmo que está em queda. Mercúrio portanto está fortalecido. Agora lembram-se do símbolo Sabiano da Lua nova? Um homem careca! E lembram-se que relacionei a “carequeza” do senhor com a predominância de situações onde a mente concreta seria realçada? Chegamos aqui e vemos que é esta mente que transformada por Plutão nos vai permitir ajustar a nossa vida de tal forma que se torne mais saudável, mais produtiva, mais arrumada, mais equilibrada, mais fonte de beleza e bem estar; assim que conseguimos ser um sinal emissor de tudo isto… pessoas e circunstâncias da nossa vida seguem o mesmo padrão. O nosso equilíbrio interno “atrai” o equilíbrio externo.

Por fim os Símbolos Sabianos envolvidos nesta Lua cheia:

Lua – Uma bomba explode sem sucesso

Sol – Crianças soprando bolas de sabão

As cinco quadraturas referidas são símbolo de muita tensão, que não passa despercebida emocionalmente e o símbolo da Lua faz acreditar que vamos precisar accionar uma válvula de escape. Explodir não vale a pena, mas já que precisamos aliviar a tensão que tal soprar com toda a força bolas de sabão, enquanto aguardamos melhor compreensão sobre qual as alterações que a Vida nos está a pedir.

Imagem veio daqui

Disponíveis consultas de carácter geral, vocacional, de aconselhamento parental, revolução solar, astrologia horária. Grupo de aprendizagem para auto conhecimento em breve. Mais informações pelo mail acasanafloresta.astrologia@gmail.com 

 

Share Button