Lua cheia de Escorpião, Abril de 2018

Lua cheia, Lua a 9°38′ de Escorpião, Sol a 9°38′ de Touro, 30 de Abril, 1.58 h

O início do ciclo lunar actual foi na Lua nova de Carneiro, e o que tem estado em desenvolvimento é a nossa capacidade de sermos livres, independentes, sustentavelmente autónomos. Com o Sol em Touro é hora de projectarmos objectivos que nos valorizem, que considerem a importância da nossa qualidade de vida material, que procurem identificar talentos e recursos pessoais, passíveis de serem disponibilizados aos outros. Num sentido amplo, Touro relaciona-se com sobrevivência e auto subsistência, o que naturalmente implica a existência de recursos financeiros, que tradicional, e mais habitualmente, são adquiridos quando nos colocamos ao serviço de uma entidade empregadora, ou quando somos nós a nossa própria entidade empregadora. Mas… até que ponto usamos de todos os nossos dons e talentos? Até que ponto os “desprezamos” porque a sociedade e a cultura onde nascemos ditam algumas regras sobre como devemos proceder para adquirirmos os recursos necessários à vida? Até que ponto conhecemos todas as nossas capacidades inatas? Porque são essas que nos acompanharão até ao resto dos nossos dias, e se calhar são essas que viemos partilhar…

A Lua nova de Carneiro fazia conjunção a Urano, e foi a última Lua nova com Urano em Carneiro, que desde 2010 nos tem instigado a novas formas de afirmação pessoal, a sermos também mais donos da nossa vontade e das nossas acções. É apenas natural e expectável que até ao último dia desta lunação algum novo objectivo em sintonia com as propostas de Carneiro se manifeste, se faça presente nos horizontes que olhamos com o coração a bater. E depois é agir em conformidade, o que surgir é para acolher!

Sempre que temos objectivos, fazemos projectos, preparamo-nos para pôr mãos à obra… e quantas vezes ficamos pelo caminho? Ou nem passamos dos projectos? Começamos a adiar, a arranjar desculpas, ainda não chegou a altura propícia, afinal o nosso sonho não tem pernas para andar, etc. Há duas razões principais pela qual não saímos do hall de entrada para o palácio onde moram os nossos sonhos: ou estamos enganados e os sonhos são pesadelos que malevolamente esfregam as mãos à espera de nos prenderem numa ratoeira, ou há uma discrepância entre a vontade consciente, e as reacções emocionais que são inconscientes e que estão conectadas a crenças também elas inconscientes; podem ser crenças que um dia foram verdade, mas tudo muda! Aqui somos remetidos para a Lua, já que é ela quem tem a incumbência de sondar o nosso plano inconsciente; sempre que ela toca um “não pode ser”, “é perigoso”, “isso nunca deu certo”, “ai que medo”, nós paramos, recuamos, baixamos os braços e …. pode ser tão frustrante!…. não sabemos porquê mas não conseguimos avançar, podem até chover de todos os lados circunstâncias que barram o caminho!

Há limitações que com algum esforço são ultrapassadas sem grandes lutas, mas também há aquelas que aparentemente nunca nos irão dar tréguas; é em Escorpião que as grandes limitações ao nosso crescimento se amontoam, e é portanto em Escorpião que temos as grandes lutas com as forças que não dão paz nem nos deixam evoluir. E quando numa Lua cheia, a Lua está em Escorpião, estamos em contacto estreito, intimo com os maiores impedimentos à nossa vontade consciente; se isto acontece as emoções sinalizam, temos a oportunidade de tomar consciência de algum padrão que mostra algo a que devemos dar fim. Há uma conjunção da Lua a Júpiter, que tem a capacidade de enfatizar o que sentimos; mas porque é uma conjunção ainda muito “afastada” talvez apenas nas horas posteriores possamos entrar em contacto com informações de cariz emocional reveladoras.

Os símbolos Sabianos envolvidos são:

Lua – Um jantar de colegas

Sol – Uma enfermeira da Cruz Vermelha

Escorpião é mais do que o abrigo das limitações, é também a necessidade de partilha com aqueles que têm o poder de nos ajudar a eliminar algumas dessas mesmas limitações. Podemos viver estas relações de formas saudáveis ou doentias, podemos estar nestas relações inteiros, sabendo que acrescentamos valor ao grupo, que temos recursos para partilhar, ou podemos estar em modo carência, ausentes da consciência do nosso valor próprio, abertos a receber mas desconhecendo o que de valioso temos para dar, para contribuir.

Sol e Lua fazem quadratura ao nodo norte em Leão e nodo sul em Aquário. A estabilidade de uma vida material de qualidade, engloba a capacidade de partilha com ou outros, mas isto não significa que não façamos por realçar a nossa individualidade enquanto membros dos grupos a que pertencemos. O nodo norte em Leão sugere que no jantar de colegas, onde todos se sentem semelhantes (Aquário) não podemos nem devemos deixar escapar a oportunidade de revelarmos a nossa qualidade de enfermeiros, a nossa abertura a quem precisa dos nossos serviços! Sem esta apetência por brilharmos como irão os outros saber dos talentos que possuímos? Estes temas poderão surgir, e será importante fazermos uma análise lógica e racional (Vénus em Gémeos a apontar para o valor da mente e da sua capacidade de processar dados) no sentido de compreendermos o que possa estar em causa, nomeadamente porque em breve Urano vai entrar em Touro… será tempo de uma revolução na forma como damos ao mundo aquilo que sabemos, e que gostamos genuinamente de fazer.

Foi numa Lua cheia de Escorpião que Buda terá sido iluminado. Muitas são as ocasiões em que podemos ter insights, epifanias, ideias iluminadas; mas com a Lua em Escorpião directamente mergulhada no inconsciente profundo, Mercúrio a fazer biquintil a Júpiter em Escorpião, estranho seria nada nos ocorrer! E portanto resta-me esperar que todos possamos ter a experiência maravilhosa de fazermos morrer alguma ilusão, responsável por tantas desilusões!

 

A Astrologia é uma linguagem. Se a entendermos o céu fala connosco ~Dane Rudhyar … Junte-se ao grupo de aprendizagem online e aprenda esta maravilhosa linguagem! Para além disso, o acompanhamento ao seu desenvolvimento é permanente, enquanto fizer parte do grupo. Informações pelo mail: acasanafloresta.astrologia@gmail.com

Outros serviços disponíveis online: aulas/explicações individuais, consultas de carácter geral, vocacional, de aconselhamento parental, revolução solar, astrologia horária.

Promoção válida até 21 de Maio para tod@s do signo solar Touro: consultar o mapa para conhecer o que lhe permite crescer e evoluir dá-lhe acesso a uma Revolução Solar de oferta!

Share Button