Céu astrológico para Quinta-feira 26 de Setembro

Símbolo Sabiano do dia (nascer do Sol às 7.32 h): O alvorecer de um novo dia, tudo mudou

Com o alvorecer a Lua ainda está em Leão, mas antes do final da manhã entra em Virgem, e vai fazer trígono a Urano em Touro. Mercúrio em Balança faz quadratura a Plutão em Capricórnio. Saturno em Capricórnio faz oposição ao nodo norte em Caranguejo.

Foi em Virgem que começou a lunação (ciclo entre a Lua e o Sol) que está já nos momentos finais. É sobretudo de aperfeiçoamento que trata a energia de Virgem e portanto talvez seja interessante reflectir até onde conseguimos nos aperfeiçoar, melhorando as condições com que enfrentamos o dia a dia. As tarefas de Virgem podem ser discretas, invisíveis, daquelas coisas que ninguém nota até ao dia em que as deixamos de fazer… aí aparece a confusão, a desorganização. São algumas daquelas rotinas que tantas vezes menosprezamos porque tradicionalmente não dão estatuto, não são bem remuneradas, ou nem são de todo remuneradas, como por exemplo as tarefas domésticas ou o trabalho dos cuidadores informais. Mas se são indispensáveis como podemos não começar a ultra valorizá-las? Sim, talvez seja a hora certa para isso mesmo, até porque a ligação a Urano mostra como acarinharmos esta área da nossa vida vai deixar acontecer a revolução de valores que já começou em Touro. É boa ideia, porque se travamos a revolução, um dia Urano trata-nos da saúde!

Mas de onde vem esta desvalorização de trabalhos que são fundamentais para a nossa qualidade de vida? Bom agradeça-se à mentalidade que tem caracterizado a civilização patriarcal, que valoriza tudo o que se refere ao masculino e inferioriza tudo o que se refere ao feminino. Isto está representado por Saturno em Capricórnio, mas o futuro aponta para o nodo norte em Caranguejo, cuja essência é cuidar, cuidar da casa, cuidar da família, cuidar de nós mesmos, cuidar das condições que nos garantem segurança emocional, e gosto de incluir cuidar dos nossos queridos patudos também, cuidar da grande casa comum que é a Terra. Cuidar é a palavra de ordem em Caranguejo, e cuidar implica as tais tarefas associadas a Virgem!

E com mais ou menos consciência de tudo isto, a verdade é que a maneira como pensamos pode estar em transformação, pode haver uma maior perspicácia que nos abre a mente e os olhos de tal forma que percebemos que alguma coisa para reverter este estado de coisas está nas nossas mãos, está ao nosso alcance darmos mais atenção aos pequenos detalhes da nossa vida privada, que parecem diminutos mas podem ter o poder de transformar por completo toda a nossa realidade. Quem sabe logo de manhã, com uma chávena de chá ou café na mão, os primeiros raios de Sol tragam fotões de uma enorme vontade de definitivamente introduzirmos mais equilíbrio na nossa vida.

Share Button