Céu astrológico para Quarta-feira 5 de Setembro

Símbolo Sabiano do dia: Uma mão forte suplanta histeria política

A Lua em Caranguejo faz sextil ao Sol, trígono a Júpiter e Neptuno, oposição a Plutão. Aquela mão pode ser a nossa capacidade de mantermos a histeria ao largo, que é como quem diz, mantermos a habilidade de suplantar quaisquer emoções perturbadoras que possam aparecer. Emoções perturbadoras é o que não falta em Escorpião, sobretudo se não temos um Escorpião a reciclar constantemente padrões emocionais que às vezes nem sabemos de onde surgiram, outras vezes sabemos mas não sabemos o que lhes fazer, como os transcender, apesar de Neptuno estar aí disponível para nos dar uma mãozinha, ou uma mãozona se for necessário. Mas a verdade dos factos, é que se descartarmos o que nos perturba podemos ter a certeza que já detemos o poder de transformar a nossa realidade a favor do nosso bem estar e segurança.

Nem sempre estes aspectos indicam necessariamente grandes perturbações emocionais, mas temos Saturno prestes a ficar directo e há obstáculos, dificuldades que apertam, sufocam e mostram limites pessoais, internos, que demarcam e determinam as experiências pelas quais podemos estar a passar. Esses limites podem e devem ser derrubados. Uma vez que estamos a falar de Saturno que está em Capricórnio podem ser limites associados a crenças do que nos assegura estabilidade material; estamos habituados desde há milénios que é no exterior que se constrói uma vida estável, bem estruturada, segura. Isso passou à história, basta olhar à volta, na vida de todos nós há indícios de que já não funciona dessa forma. O nodo norte de Plutão, símbolo de evolução, está em Caranguejo; a prioridade está na estabilidade emocional, que se reflecte em estabilidade material, e nos garante a sobrevivência, até como espécie!

Temos também que considerar Marte em Capricórnio a braços com uma quadratura a Vénus em Balança, outra a Urano em Touro, Vénus e Urano em oposição. Estes aspectos estão em aplicação, ou seja estão a crescer em intensidade. Marte em Capricórnio, depois de revisões na maneira como nos afirmamos em sociedade (porque esteve retrógrado) está a agir como em cada um de nós? De acordo com regras ultrapassadas de procura de estabilidade material? Pois se sim, aí está um limite a ser “absorvido” por Saturno regente de Capricórnio! Marte tem que se entender com Urano, e Urano quer uma revolução de valores! Quem continua a associar auto estima com status social e profissional? Urano corta com a tradição sem dó nem piedade! E Vénus no meio disto? Será que continuamos a defender equilíbrios desequilibrados só porque nos assusta revolucionar as regras do jogo? Urano oposto a Vénus está pouco se lixando para as mesmas regras de sempre, Urano adora revolucionar tudo e mais alguma coisa!

E nós no meio desta confusão, espelhada até no exterior por estes dias? Ou nos alinhamos com aquilo que é novo e desconhecido fazendo tudo para nos conseguirmos manter enraizados, seguros emocionalmente, ou corremos o risco de ficar à beira dum ataque de nervos, esgotados, abatidos, derrotados. O mundo está maluco, como qualquer um pode constatar, mas ninguém é obrigado a ficar indefinidamente no manicómio!

Imagem veio daqui

Para aprendizagem e consultas ver aqui

Share Button